14 outubro 2013

Chegou a hora de fotografar o seu produto!

Você faz produtos lindíssimos, já leu o post sobre pronta entrega ou encomenda, decidiu montar uma loja virtual e precisa de boas fotos para apresentar o seu catálogo online. E agora, como proceder sem aquela câmera bam-bam-bam? Ou então ter que chamar um fotógrafo, que vai cobrar uma fortuna por cada produto fotografado?!


Antes de tudo, você tem que estar ciente da importância de uma foto de qualidade para o seu produto
Todas nós nos dedicamos muito na criação de cada peça. Tudo é feito com muito carinho e atenção aos detalhes para que tudo seja perfeito. E é aí que tudo começa. É a partir dela que o seu cliente vai bater o olho e se apaixonar pelo seu produto. 
Você precisa se colocar no lugar do cliente e ter as dúvidas de quem está comprando, já que quem compra pela web, só tem o contato visual da peça - e quem não gosta de 'ver com as mãos', hein?! Então, quanto melhor a qualidade das suas fotos, maiores as chances de você efetivar a venda dos seus produtos. 

Muita gente acha que para fazer uma boa foto dos seus produtos, tem que ter a melhor (e mais cara) câmera fotográfica do mercado - o que não é verdade! Basta você saber usá-la corretamente.

1. Estude o seu equipamento: Lembre-se que, toda máquina vem com um manual de instruções. Leia-o! Só assim, você saberá todos os macetes para fazer uma boa foto - independente do cenário, clima, luz.

2. Monte um cenário que valorize as suas fotos e não brigue com objetos da sua decoração. Algumas das artesãs, gostam de um cenário que mostre um pouquinho do seu ambiente de trabalho, outras, usam fundo branco infinito. Também está 'na moda' aquelas graminhas artificiais, que dão um charminho na foto. 
Normalmente, eu não uso cenários nas minhas fotos. Monto o meu 'mini-estúdio' em cima da mesa, e uso a textura da madeira. Acho que dá um contraste bacana! :)

#DICA 1: Se você produz um produto grande ou que aceita bem uma fotografia externa, abuse do seu pátio, da sua varanda - mas tome cuidado com a luz direta, ela pode 'estourar' no seu produto! 

3. Iluminação é tudo! A luz mal regulada pode mudar as características do seu produto na hora foto e transmitir uma imagem não condizente com a realidade.
Sempre prefira a iluminação natural. Procure uma janela e teste a foto do seu produto perto dela, mas cuidado com o excesso de brilho e sombras - e se a sua casa/apartamento/ateliê não tiver uma boa iluminação (assim como o meu), recorra aos spots de luz e lâmpadas fluorescentes comuns, no seu estúdio e nunca use flash!

Como não uso cenários e nem fundo branco, eu prefiro um spot de luz voltado para cima, para iluminar as minhas fotos.



O Resultado:


Uma ótima ideia, é você fazer uma lightbox (aqui, tem milhares de PAP's) e eu selecionei algumas bem fáceis e baratas:

#DICA 2: Se você não quiser usar o fundo branco, use papéis de sacrapbooking - mas que sejam neutros e que não briguem com o seu produto. Dá um resultado bem bacana! ;)


Caixa arquivo de PVC - acho que esta é a mais rápida. clique aqui para assistir este tutorial

Um porta-treco (esses que a gente compra em lojas de R$ 1,99) com um tecido branco por cima

Caixa organizadora

Caixa de papelão: corte as laterais e o topo, cole papel vegetal ou de seda.
  

Lembre-se de não deixar o seu gato tomar conta do seu estúdio! hehehe!


4. Fotografe detalhes, pois os seus clientes não serão capazes de tocar fisicamente ou lidar com o seu produto, de modo que você terá de mostrar-lhes, o maior número de detalhes possíveis sobre a peça, para ajudar a eliminar qualquer tipo de dúvida. 

#DICA 3: Nunca esqueça de dizer as dimensões do seu produto.

5. Produtos amassados expulsam qualquer comprador! Por isto, tenha sempre um ferro de passar ao lado do seu estúdio. 


6. A Marca d'água/logo nunca deve atrapalhar a visualização do produto. 
Hoje em dia, muita gente têm medo de que suas fotos sejam usadas por outras pessoas, e acabam poluindo a imagem com marca d'água, dificultando a visualização do produto e diminuindo as chances de venda.

Imagine se fosse você querendo comprar este babador. Difícil, né?!


Por isto, prefira colocá-la em um dos quatro cantos da imagem, de modo que não interfira na visualização do produto.


Mas se mesmo assim você ficar na dúvida de que alguém irá usar a sua imagem indevidamente, coloque a sua marca onde você acredite que seja um lugar de difícil remoção, com a opacidade diminuída.


7. Pode ser que algumas das suas fotografias precisem de um editor de imagens para algum ajuste de cor, ou algum retoque, ou porque ficou alguma poeirinha no seu cenário. Até pra você colocar a sua marca d'água você precisa de um. 
Se você não tem o Photoshop instalado no seu compudador, saiba que há editores gratuitos muito bons - aconselho o PicMonkey ou o Picasa que ajudam bastante.

Veja alguns ajustes sempre podem ser bem-vindos:
• Recorte – Procure um bom enquadramento dos seus produtos.
• Reduzir a resolução – Desde que não comprometa a nitidez da foto, isso vai ajudar muito o carregamento da página.
• Retoques – quando precisar corrigir algum detalhe da imagem.


# DICA 4:
Coisa boa a gente receber aquela caixinha tão esperada, né?! Então, envie sempre aquilo que o seu cliente viu! Não coloque no seu catálogo uma peça perfeita e entregue outra com defeitos ou diferente da que foi comprada!

# DICA 5: Sempre que você ler um post com dicas de como melhorar no seu trabalho (ou em qualquer outro ramo), lembre-se de que quem o escreveu, dedicou seu tempo e fez de tudo para ajudá-la. Retribua com o seu comentário! ;)


Aproveite as dicas e faça um belo catálogo dos seus produtos na sua loja virtual!

Um beijão,
Gigi.

37 comentários:

  1. Gigica minha amora linda!!! Adorei o post, tá bem show e com estas dicas aí cada dia vou ter fotos melhores, rsrs me aguarde!!!
    Beijos meu bem, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós, sendo artesãs e fotógrafas, temos a obrigação de colocarmos boas fotos em nossa loja, mas não temos obrigação alguma de ensinar!

    Vc, sendo essa pessoa MARA, divide isso com a gente, me incluo, pois ainda tenho MUITTTTO a aprender, e sempre faz isso com o coração transbordando de alegria! Só quem sabe mesmo consegue ensinar com essa sua dedicação!

    O post ficou excelente e eu amei cada detalhezinho!!! = )

    Gigi, vc mora no meu coração! <3

    ResponderExcluir
  3. gigi, muito boas as suas dicas!!!!! adorei!

    ResponderExcluir
  4. Dicas, sempre bem vindas!
    Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, Gigi! Sempre acrescentamos ideias novas. Adorei a ideia sobre o papel de scrapbooking.
    Mais uma vez, obrigada!
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Gigi querida, adorei o post! Vou colocar em prática, depois te conto! Bj

    ResponderExcluir
  7. Querida Gigi! Dicas preciosas essas que você passou. Grata por compartilhar! Beijos e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Gigi pelo seu trabalho em nos ensiar a tirar fotos melhores !
    Confesso que tenho muito o que aprender... vou tentar fazer um mini estúdio em casa !
    Beijão
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!!! Adorei! Eu comprei uma folha de EVA branca e quando o trabalho cabe nela, o efeito fica bem legal. Bjos
    http://artsbeetrin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Adorei suas dicas, vieram no momento em que estou decidindo montar uma loja virtual, obrigada!
    Bjs Manu

    ResponderExcluir
  11. Adorei Gi lindona ;)
    Vou usar demais suas dicas =)

    Super bjim

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas...Serão muito uteis com certeza!Um grande bj e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. caprichamos tanto no trabalho, mas na hora de expô-lo fazemos tudo errado e ai "acabamos" com a peça.
    obrigada pelas dicas .

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas dicas. Vou colocar em prática.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Que legal Gigi. Seu blog vai me ajudar bastante. Tentei tirar foto de um produto e não gostei. Com suas dicas, vou melhorar. Obrigada. Sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua postagem. Eu acho os meus produtos (costurinhas) são mais bonitos que nas fotos. Eu estava precisando mesmo dessas dicas que você nos deu, por isso te agradeço de coração, Bjs, Clau.

    ResponderExcluir
  17. Amei esse post. Vou correndo fazer meu studio rsrs
    Bjuuss

    ResponderExcluir
  18. Amei,amei amei,MUITO OBRIGADA POR MAIS ESSAS DICAS!! Só uma perguntinha: que lâmpada vc usa no seu spot (foco) de luz??

    ResponderExcluir
  19. Minha sempre fofa , amada e super Prof!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Amei as dicas! Aqui em casa com certeza tem alguém que vai pensar que o estúdio é caminha! kkkkk... Bjosss

    ResponderExcluir
  21. Amei. Tenho que me dedicar, tiro fotos péssimas hehehehehe Bjo

    ResponderExcluir
  22. meu sonho de vida é ter um atelier com um espacinho só para tirar fotos. um dia chego lá

    ResponderExcluir
  23. Acabei de conhecer seu blog, adorei as dicas, já curti no facebook! E seu cachorro é muito fofo!

    ResponderExcluir
  24. adorei conhecer o seu blog, estou preparando para abrir minha lojinha no tanlup e suas dicas estao sendo muito valiosas!!!! bjo de ceara!

    ResponderExcluir
  25. parabéns! gostei muito e compartilhei para minha aluna de artes! obrigada, Elaine

    ResponderExcluir
  26. É uma querida mesmo essa Gigi, te acompanho ha tempos, teu trabalho me inspira! Parabéns e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  27. Adorei Gigi, seguirei tuas dicas ;)
    Beijo,
    Aline

    ResponderExcluir
  28. Agradeco as dicas. Com certeza me ajudarao.
    Rita

    ResponderExcluir
  29. Obrigada, amei tantas dicas maravilhosas, grata por tudo, beijos desde Colombia

    ResponderExcluir
  30. Dicas preciosas! Que Deus te abençoe com muita criatividade! Parabéns pelo trabalho excelente! Um beijo!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelos lindos trabalhos! Deus abençoe!!! Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada por compartilhar conhecimento!!! Lindo o seu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica. Com certeza vou colocar em prática. Bjus

    ResponderExcluir