09 setembro 2013

Já decidiu como será a sua loja virtual?

Parece que foi combinado! Duas amigas me fizeram a mesma pergunta no mesmo dia e em vez de responder apenas para as duas, pensei que a dúvida delas fosse de mais alguém e, por isso, resolvi dar a minha opinião sobre ter uma lojinha virtual com produtos à pronta entrega e contar como tudo começou.

Sempre tive vontade de montar uma lojinha virtual mas relutava incessantemente porque achava que conseguiria vender bem apenas pelo blog ou pela fanpage
Comigo, isto não funcionou e foi a hora de abrir a tão planejada loja virtual

E agora, faço por encomenda ou tenho tudo à pronta entrega? Então me coloquei na pele da cliente e vi que a melhor opção seria ter tudo pronto e sempre despachar, via Correios, o mais rápido possível. Afinal, quando a gente procura uma loja e se apaixona pelo produto, sempre queremos que chegue 'pra ontem', né?! Acredito que a rapidez na postagem/entrega, chama mais atenção da cliente. E foi neste ponto que decidi seguir com tudo pronto pra seguir viagem!

Foi aí que parti pra produção!

O estoque:
Me deu uma louca (ALOKA) e parei um mês inteiro para produzir para a lojinha. Organizei um cronograma de produção, escolhi os produtos que ia costurar e comecei a escolher os tecidos, separei os moldes, resolvi a quantidade de cada produto (10) e coloquei tudo no crono.

* exemplo *

Só depois que todos os produtos estavam prontos, parei pra fotografá-los - assim, a gente acaba se dedicando exclusivamente pra este fim, já que é uma etapa demorada. Depois, é  hora de catalogar tudo na loja.

Bem, tudo pronto e catalogado na lojinha. Agora, é hora de divulgar o máximo possível: fanpage, blog, email, página pessoal. Tudo e todos ajudando a fazer a loja bombar! :D

Achei importante deixar bem claro que tudo, ali na lojinha, está à pronta entrega e que rapidinho segue viagem para a casa da sua dona!

"Aqui, todos os produtos são para pronta-entrega e, assim que o pagamento for confirmado, sua caixinha segue viagem!
E se você não encontrou o que queria na lojinha, é só escolher no catálogo, lá no blog www.gigiserelepe.blogspot.com.br e fazer sua encomenda pelo email gigiserelepe@yahoo.com.br"

É fundamental estipular horários de atendimento e de produção, senão vira bagunça - sua e das clientes que acham que você pode responder às 11h da noite! 


Bem, tenho várias amigas que  preferem trabalhar com encomendas e, a maioria, pede, geralmente, uns 30 dias para a produção. Elas não deixam de vender por isto, mas acredito que vendam mais, por encomendas, aqueles produtos mais personalizados. 
Não sei, é só o que eu acho! 

Uma dessas duas amigas que me escreveram, trabalha com encomendas e diz que, às vezes, cansa e limita nas criações. Fiquei pensando nisso e vi exatamente o por quê que eu não trabalho com encomendas. 

1. Vejo que algumas clientes olham produtos de alguma artesã e pedem pra outra fazer igual/parecido.  Acho que se a cliente quer o tal produto, que encomende de quem faz, afinal, foi aquela artesã que gastou o seu tempo, dinheiro e ideias naquele projeto. Eu não gostaria que a cliente da 'artesã tal' pegasse uma foto minha e pedisse pra que ela reproduzisse um projeto meu. Seria mais digno e ético, a tal artesã indicar pra cliente que compre comigo, certo?! Certo é, mas não é assim que funciona.

2. Tem outra coisa que me incomoda; o fato de eu seguir um estilo e a cliente querer um produto diferente e que eu não faço (o que, normalmente, cai no item1) e foi por este motivo que resolvi deixar o meu catálogo à disposição, assim, as clientes ficam sabendo o que eu costuro e que, quando há novidades, ele estará atualizado.
É claro que sempre aparecem ideias bacanas e que não caem no item1, e é claro que estas sempre são bem aceitas e um novo produto nasce. E com toda certeza, ele entrará no catálogo e ficará à pronta entrega na lojinha virtual. 


Bem, eu tô gostando bastante desta ideia de ter produtos em uma loja virtual e eles serem à pronta entrega, facilitam a criação de novos produtos ou, até mesmo, a reposição dos mesmos. 

E aqui, algumas dicas pra você fazer uma boa venda na sua loja virtual:

# DICA 1: Sempre que for fotografar os produtos, deixe o ferro e a tábua de passar à mão, para que eles fiquem impecáveis na foto, afinal, é a partir dela que a cliente vai se apaixonar pelo teu produto e pela tua loja. Vale investir em uma boa imagem. (quem sabe um post sobre fotografia de produtos, hein?!)

# DICA 2: Com tudo pronto, fotografado e sem nenhum fiozinho fora do lugar, guarde seus produtos em uma caixa plástica ou de papelão e deixe em um lugar seco - vale colocar sachêzinhos perfumados e/ou aqueles que 'sugam' umidade.

# DICA 3: Assim que o pagamento for confirmado, comprometa-se a enviar o produto o mais rápido possível - eu moro à duas quadras dos Correios, por isso, vou quase todos os dias em horários que não atrapalhem a minha produção, normalmente depois do almoço. Se você mora um pouco mais longe, deixe claro os dias em que você dedica à ida aos Correios.

# DICA 4: Coisa boa a gente receber aquela caixinha tão esperada, né?! Muito melhor é receber aquela caixinha tão esperada e ela estar bem cheirosinha, com os produtos em ordem e aquele bilhetinho de agradecimento da artesã, né?! Eu comprei caixas de 'sedex' na Casa do Papel (em Porto Alegre), por R$ 2,70 e um saco de papel de seda (com 100 folhas) na Kalunga, por R$ 4,00. 
Sempre embrulho tudo direitinho e deixo um bilhetinho de agradecimento, afinal, agradecer a preferência nunca é demais, e vale enviar um mimo (eu sempre mando um botton)!


Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma forma.
Se eu falei alguma besteira, é só deixar a sua opinião aqui nos comentários! ;)

Um beijão,
Gigi. 

39 comentários:

  1. Amei as suas dicas!
    É uma das coisas que sempre me deixa indecisa, e optei por ter produtos à pronta entrega por vários motivos entre eles, o fato de ficar limitada aos pedidos e não poder criar...
    Favoritei e sempre vou passar e reler, vale muito a pena!
    Bjo e obrigada!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. amei mesmo o post, esclareceu muito minhas dúvidas...sugiro alguns posts sobre gerenciamento, estoques, cálculos do produto (até chegar no preço final), como lidar com clientes insatisfeitos e em caso de extravio ou dano da peça no envio, o que devemos fazer???
    ah, mais ideias de embalagens, como fidelizar clientes, que tipos de mimos posso enviar??? Tô vendo que pode rendar muitos posts...bjksssss Monique Prado

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Muito sucesso. Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Gigi . Gosto muito de teus produtos. São muito caprichados e de muito bom gosto.
    Gostei muito de tuas dicas. estou pensando em abrir uma loja mas somente para o ano que vem, pois como tu mesmo dizes, tem que preparar o estoque primeiro para depois apresentar o produto.
    Sucesso na tua loja.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Amei e concordo com tudo... boas dicas....

    ResponderExcluir
  6. amei as dicas... apesar de nem cogitar ter uma loja virtual...mas é bom aprender com quem sabe o que faz!
    bjo

    ahhh faz uma postagem sobre fotografia vai??!!!

    ResponderExcluir
  7. Poxa que legal ver que tem gente que faz esse tipo de coisa...as vezes esse mundo virtual e tão fechado!Fiz uma loja na Tanlup,não sei acho que não é pra ser...são 4 meses e nada,demorou muito pra vc começar á vender online...já tenho fanpage,tenho blog,pinterest,flicker...tô triste,as não desidti ela está lá;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana... Coisas da vida!
      Tenho uma na elo 7 e em janeiro vai fazer 2 anos.... Ate hoje fiz somente uma venda por la... Fico ate dezembro e tchau.
      Mas acho que as dicas da Gigi poderá me fazer repensar em estocar... Nem que seja para parar o carro numa praça e tentar vender! Bjs

      Excluir
    2. Olá gurias, muito obrigada pelos comentários!

      Bem, Luciana, eu entrei na tua fanpage e vi alguns 'errinhos'. Já de cara, vi que a Mari Mauro é tua grande inspiração - isto é ótimo. Também tenho várias inspirações, mas não fico fazendo propaganda do trabalho delas na minha fanpage ou no meu blog! Ali, é um lugar pra divulgar o TEU trabalho e fazer com que as pessoas o conheçam e tu venda muito!

      Eu comecei exatamente assim; divulgando entre as amigas, enviando email pra 'Deus e todo mundo' e, disto, veio o 'boca a boca' e, assim, a minha marca foi ficando conhecida.

      Vi também, um post em que você dizia que queria fotos melhores e que comprarias uma câmera mais bacana. Para fotos boas e que vendam o teu produto, não é necessário uma câmera melhor e, sim, um olhar de quem quer consumir o teu produto. O principal objetivo da foto é vender!


      Fabiana, será que a sua divulgação está boa? Será que as pessoas conhecem bem o seu produto?
      Quando fiz a minha lojinha no Tanlup, uma grande amiga me indicou o Elo7 e disse que vendia muito por lá.
      Resolvi montar uma lojinha lá e adivinha: fiz apenas uma venda enquanto fazia várias no Tanlup. Mas por que? Porque eu divulguei 20x mais a loja no Tanlup.
      As pessoas não vão adivinhar que tu tens uma loja, na plataforma que for, se você não divulgar a sua marca. E ninguém vai fazer isto por você se você não der o primeiro passo (leia-se: primeiro email)!

      Gurias, tudo tem seu tempo e todo mundo tem seu espaço. Vão com calma e divulguem seus trabalhos da melhor forma possível que as coisas vão se encaminhar! ;)

      Espero ter ajudado!
      Beijocas,
      Gigi.

      Excluir
    3. Poxa é mesmo nunca tinha pensado assim...nossa obrigado mesmo vou repensar tudo...valeu mesmo!!!!!

      Excluir
  8. Muito legal seu post!! Agora é só fazer de como fotografar ou fazer vídeos lindinhos para propaganda (não quero mais nada né? rsrsrsrs) Desejo todo sucesso do mundo!! Boas vendas!! bjs, Simone.

    ResponderExcluir
  9. Gostei amore.
    Depois de um longo período esse ano só com Pronta Entrega agora estou com as duas Pronta Entrega e Sob Encomenda.
    Parabéns pela organização.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Gigi, super legal suas dicas. Há um tempinho venho querendo abrir uma lojinha virtual também, mas todas essas dúvidas adiavam esse processo, agora posso me inspirar em você e realizar esse desejo. Muito obrigada, sou sua fã, amo seus produtos!!! Linda e produtiva terça para ti. Bjooo.

    ResponderExcluir
  11. Gigi,

    Adorei as dicas! Obrigada por compartilhar.
    Beijos,
    Ju

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post...me deixou aqui com umas "vontades", logo logo vou fazer mudanças tbm!!!
    Obrigada pelo carinho e a disposição de nos dar tuas dicas amorinha!!
    Bjos <3

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre me admiro com pessoas que se dispõem a compartilhar o que sabem pela internet, ainda mais a Gigi, com tanto carinho e cuidado para explicar tudo tim-tim por tim-tim. Adorei! Há algum tempo abri uma loja virtual na Elo e nunca fiz venda alguma. Imagino que tenho vários erros na loja, mas ainda não consegui identificá-los. O interessante é que ao ler esse post sobre "encomenda ou pronta entrega" esclareci uma angústia minha. Estou sempre trabalhando por encomenda, nunca tenho nada pronto para quem deseja e não tenho tempo para fazer. Nunca tinha parado para pensar que os motivos eram as encomendas. Acabo vendendo relativamente bastante, mas não consigo sair do público de conhecidos e amigos. Quero alcançar mais... vou repensar minhas encomendas.

    ResponderExcluir
  14. Tudo de bom, valeu gigi!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas! Hoje trabalho só com encomendas e quase enlouqueço para conseguir fazer tudo em um prazo razoável. Antes conseguia entregar em 3 dias úteis e hoje está em 10 dias devido ao volume. Mas com a chegada do período do Natal pensei em fazer um estoque, principalmente porque hoje sei o que vendo mais ou menos. E o teu post só confirmou que ter estoque é uma necessidade. Assim, vou deixar alguns produtos sob encomenda e aqueles que sei que vendem mais farei para pronta-entrega. Beijo, Raquel

    ResponderExcluir
  16. Me identifiquei mto com essa parte: cansa e limita nas criações.... é bem isso mesmo, até me animei mais em fazer assim como vc depois de ler teu texto! Valeu! bjs

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada pelas dicas!!!!

    bjos enormes!!!
    Ivana

    ResponderExcluir
  18. Que dicas bacanas !!!! Parabéns !!! Eu adoro quando as pessoas compartilham dicas e gestão para quem está começando e tem muitas dúvidas ajuda muito.
    Amei seu blog vou estar sempre por aqui.
    Já estou seguindo,amei!!!
    BJKS!!!

    Elis silva
    http://atelieelissilva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Muito legal suas dicas! Gostei muito do seu blog e da maneira com que escreve! É um lugar especial que vou sempre visitar! Bjim

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do que li
    Penso muito em montar minha lojinha,e assim que criar coragem, montarei( Ainda tenho um pouco de medo)
    Obrigada por dividir sua experiência
    Beijão
    Edy Arteira

    ResponderExcluir
  21. Adorei!!! As dúvidas realmente pairam nossa cabeça quando se trata esse assunto...obrigada por compartilhar conosco!!
    js mil e mais sucesso na loja!

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu post sobre esse assunto.... e é verdade as vezes caimos na "rotina" da encomenda... ou frases do tipo "eu quero igual"... e nosso espírito criativo onde fica? Confesso que não montei minha loja virtual por medo de não conseguir vender e por não saber qual plataforma é melhor para nós artesãs! Gostei da ideia do post sobre fotos...
    Obrigada por compartilhar sua opinião e idéias!
    Beijos carinhosos...

    ResponderExcluir
  23. Gigi querida,
    Adorei seu post,
    vc escreve com alma e competência.
    Eu quando abri a ultima lojinha fui obrigada a usar um web design por pura falta de tempo e devido a coluna que não estava me permitindo longas hs na frete do computador.
    Sem duvidas quero ficar boa loguinho para poder fazer do meu jeitinho.
    Bjks
    Rose

    ResponderExcluir
  24. Dicas preciosas Gigi, nunca pensei em uma loja virtual pra mim, nem imaginava por onde começar...mais graças a vc as coisas mudaram aki na minha cabeça e vou pensar bem no assunto.
    Um bjim e vou voltar aki mais vezes!

    ResponderExcluir
  25. Acabei de ler e adorei o texto!!

    Bom, vc sabe que eu trabalho com encomendas né? E acho que não trocaria por pronta entrega...

    Eu amo criar, e não deixo de dedicar um tempo para isso, para colocar novidades na loja, mas me sinto mais confortável com as encomendas.. Engraçado, como cada um tem um estilo que gosta bem mais...

    No caso de pegar o produto de uma loja e pedir para que outra pessoa reproduza, eu até aceito, mas com as minhas condições. Se alguém me pedir algo que vc faça, em 1° lugar, se vc faz parte do meu circulo social, eu sempre vou incentivar a pessoa a ir comprar com vc, caso contrário, eu digo: "Eu faço, mas não assim. Não copio nada dos outros, ou vc deixa eu dar a minha cara para a peça, ou vc compra com quem criou". Ou você acha que a coca cola indica a Doly para quem não quer comprar com eles?

    Beijaço!

    Nanda

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigado por compartilhar suas dicas!! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  27. VocÊ sempre arrasando amiga!
    Amei o post... muito obrigada pelas dicas! <3

    ResponderExcluir
  28. Adorei as dicas,muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  29. Adorei a postagem. Eu quero muito abrir uma lojinha virtual, mas tenho alguns receios que venho tentando vencer. E queria exatamente uma loja assim: com produtos a pronta entrega. Mas por enquanto, devido a muitas encomendas, não tive tempo para confeccionar os produtos que gostaria, então adiei esse projeto para o próximo ano. Outro ponto que achei interessante foi essa questão de as pessoas pegarem fotos de produtos de outras artesãs e nos pedirem para fazer igual: o que odeio. Acho um desrespeito conosco. Gostei muito das informações e de sua disponibilidade em ajudar quem tem dúvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria MUITOOOOOOOOOOO em lhe agradecer. Tinha TRILHOES de dúvidas quanto a forma de montar uma loja virtual e como tirar as fotos (o que sinceramente sou uma negação rs) mas vc me deu ideias maravilhosas de faze-lo. Obrigada de todo o coração e que Deus lhe abençoe grandemente e muita prosperidade pra ti. Beijos das artesãs do Rio de Janeiro =D

    ResponderExcluir
  31. Amei as dicas !!!! É muito bom aprender coisas novas,com idéias criativas !!! Obrigada Gigi !!!

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Gigi, estava procurando no google algo que falasse sobre pronta-entrega X encomendas.
    Estou pensando seriamente em trabalhar com pronta-entrega. Preciso fazer algumas adaptações, talvez retirar algumas peças.
    Vou ver.
    Obrigada de novo.
    Bjs....

    ResponderExcluir
  33. Amei seu texto e vou criar minha loja virtual.

    ResponderExcluir